quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Visita à Casa do Escuteiro

IMG_8077

IMG_8065

Berta Cabral defende que o escutismo transmite valores e educa os jovens

A candidata à Presidência da Câmara Municipal de Ponta Delgada escolheu o dia de hoje para visitar a Casa do Escuteiro, situada na Nordela, freguesia de Santa Clara.

Berta Cabral assinalou, assim, e de forma simbólica, o Dia Internacional da Juventude, que hoje se comemorou.

Durante a reunião que manteve com a grande maioria dos chefes dos agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas (CNE) do concelho de Ponta Delgada, e acompanhada por outros candidatos à maior autarquia dos Açores, Berta Cabral salientou todo o trabalho que a Câmara tem vindo a desenvolver em prol dos escuteiros, nomeadamente no que concerne à construção e/ou reabilitação das sedes.

Segundo a candidata, as sedes dos escuteiros são determinantes para que os agrupamentos do concelho possam exercer condignamente as suas actividades e todo o trabalho que desenvolvem em prol da juventude.

Os escuteiros, como adiantou, “são a maior organização de juventude do concelho e dos Açores e através dela é possível levar os jovens ao exercício da cidadania, incutindo-lhes valores e princípios que são determinantes para combater o imediatismo, o egoísmo e o consumismo que hoje grassam na nossa sociedade”.

Por isso, acentuou, “é necessário continuar a apoiar os escuteiros, como temos feito até agora, dando-lhes, nomeadamente, condições dignas para prosseguirem o trabalho meritório que desenvolvem”. A título de exemplo, referiu que a Câmara de Ponta Delgada investiu mais de 1,5 milhões de euros na construção e/ou reabilitação de mais de uma dezena de sedes de escuteiros do concelho.

“Hoje é o Dia Internacional da Juventude e escolhemos a Casa do Escuteiro para assinalar este dia com simbolismo. Temos de destacar sempre o trabalho que os escuteiros desenvolvem, por exemplo no apoio imprescindível que prestam às nossas maiores festas religiosas, como o Senhor Santo Cristo dos Milagres e o Divino Espírito Santo, dando dignidade a estas festas” - referiu a candidata à Presidência do Município de Ponta Delgada.

Berta Cabral manifestou a disponibilidade da autarquia, no próximo mandato, em continuar a apoiar o escutismo, porque esta organização cria jovens dinâmicos e activos, que constituem uma mais-valia para a sociedade.Ao longo da reunião que a candidata manteve com os chefes da maioria dos 11 agrupamentos de escuteiros do concelho de Ponta Delgada, foi destaca a estreita colaboração que a autarquia presidida por Berta Cabral sempre manteve com estas organizações, tendo sido anunciada a criação, nos Açores, da Associação Alerta, que vai permitir manter na região todo o património escutista, contrariamente ao que acontecia até agora.

Sem comentários: