quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Apresentação da Lista de Candidatos à Freguesia de Mosteiros





“Governo deve assumir compromissos com Mosteiros”, diz candidato à Junta de Freguesia

O candidato do PSD à Junta de Freguesia de Mosteiros Paulo Almeida desafiou, na noite de terça-feira, o Governo Regional a assumir os compromissos já assinados para com a freguesia.
O cabeça de lista social-democrata, Paulo Almeida, que falava na apresentação dos candidatos à Assembleia de Freguesia de Mosteiros, assinalou junto de uma vasta plateia de mosteirenses que a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal de Ponta Delgada têm tomado as rédeas do desenvolvimento dos Mosteiros no que diz respeito à melhoria das acessibilidades, das obras de impacto social como a Educação e o apoio a idosos, e desenvolvido, dentro das suas competências acções que fomentem o crescimento de uma freguesia condicionada pelos limites geográficos e com grandes potencialidades turísticas e ambientais.
Paulo Almeida denunciou que um dos grandes obstáculos ao desenvolvimento dos Mosteiros é o Plano de Ordenamento da Orla Costeira, que impede a criação de estruturas que dinamizem as características ambientais da freguesia.

Berta Cabral, a candidata do PSD à Presidência da Câmara Municipal de Ponta Delgada, que apadrinhou mais esta apresentação de candidatura de freguesia, corroborou as dificuldades denunciadas por Paulo Almeida no relacionamento com o Governo. Foi mesmo a cabeça de lista por Ponta Delgada quem afirmou que os Planos de Ordenamento das Orlas Costeiras, são mais um mecanismo do Governo, para condicionar a acção do Poder Local, e que só surgiram depois da câmara municipal que lidera ter requalificado ambientalmente a orla costeira de São Roque, com a Avenida do Mar, e ter construído uma nova via entre Santa Clara e a Relva.
Berta Cabral sustentou que esta situação não pode continuar, defendendo que a bem do desenvolvimento das freguesias de Ponta Delgada, os Planos de Ordenamento das Orlas Costeira deverão ser mais flexíveis para permitir a captação de empreendimentos turísticos e habitacionais, para atrair o turismo de qualidade, e proporcionar a expansão urbana das freguesias, respectivamente.

A candidata à Câmara Municipal de Ponta Delgada considera que o futuro da freguesia dos Mosteiros não pode ser hipotecado, defendendo um equilíbrio entre o Ambiente, o Turismo, a Agricultura e as Pescas, para que a freguesia alcance melhores horizontes de desenvolvimento.

Dos projectos apresentados para o desenvolvimento dos Mosteiros, numa localidade se debate com um problema grave de falta de terrenos para construção, a abertura da via transversal paralela, a Norte, à Rua das Pensões é a grande obra que se segue com o propósito de esbater as limitações geográficas da freguesia. Esta via vai fazer a ligação da Rua Nova à Rua das Vinhas, e permitirá aos Mosteiros uma nova etapa em termos de desenvolvimento económico e social, permitindo a disponibilização de novos terrenos urbanizáveis.

A construção do Parque de Campismo, cujos terrenos foram já adquiridos, a beneficiação do polidesportivo, que já está em curso, o arranjo de zonas de lazer, a conclusão do saneamento básico na freguesia são apenas algumas das certezas do que a continuidade da liderança do PSD trará à freguesia.

A lista completa dos candidatos do PSD-Açores à Freguesia de Mosteiros aqui.

Sem comentários: