quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Berta Cabral Visita o Lar de Idosos da Levada






Berta Cabral diz que Carlos César “mostra nervosismo” quando apela ao voto directo em José Sócrates

A Presidente do PSD/Açores acusou hoje o Presidente do Governo Regional de ter misturado as funções de líder do PS/Açores e de chefe do Executivo açoriano quando apelou ao voto em José Sócrates.

Berta Cabral, que falava aos jornalistas, à margem de uma visita que efectuou hoje ao Lar de Idosos da Levada, no âmbito das acções de campanha da sua candidatura a um terceiro mando à frente dos destinos do Município de Ponta Delgada, sublinhou que Carlos César “não pode, nem deve, fazer estes apelos enquanto Presidente do Governo Regional dos Açores, mas o facto é que o fez e é reincidente na mistura das suas funções como Presidente do Governo Regional dos Açores e de líder do Partido Socialista”.

“A bem da democracia, o Presidente do Governo Regional dos Açores tem aprender a separar papéis institucionais” - disse Berta Cabral, apelando a Carlos César para não voltar a apelar ao voto directo enquanto chefe do Executivo açoriano, porque,desta forma, “mostra um grande nervosismo da parte do PS”.

“O país já não espera nada de José Sócrates e virou as atenções para Manuela Ferreira Leite, que se apresenta como uma esperança. Mais uma vez, o PSD vai ser chamado para levar o nosso país a bom rumo e à tão esperada convergência com a União Europeia; mais uma vez, o PSD se prepara para levar o nosso país a bom porto” - sustentou a líder social-democrata açoriana.
Berta Cabral foi ainda questionada pelos jornalistas sobre as afirmações do líder do PS/Açores, segundo as quais “com o PSD de Ferreira Leite não conseguimos as competências que precisamos e vamos ficar sem os meios financeiros que temos agora”.

Segundo a líder do PSD/Açores, Manuela Ferreira Leite “esteve sempre ao lado dos Açores na questão da revisão do Estatuto Político-Administrativo, mas o PS achou por bem introduzir uma norma (114) unicamente com o propósito de criar um braço-de-ferro com o Presidente da República. A introdução desta norma por parte do PS teve outras intenções que não a defesa da Autonomia dos Açores. Serviu apenas para criar um conflito com o Presidente da República e obrigar o Provedor de Justiça a pedir a fiscalização sucessiva do Estatuto ao Tribunal Constitucional”.

“O Presidente do Governo e do PSD dos Açores fala como se estivesse a dirigir-se a crianças. Os açorianos são adultos e sabem o que querem. É uma afirmação absurda dizer que, com Manuela Ferreira Leite, os Açores vão ficar com menos verbas. Os açorianos sabem pensar pela sua própria cabeça e sabem muito bem o que está em causa” nos próximos actos legislativos.
Já no que respeita à visita que efectuou hoje ao Lar da Levada, a candidata à Presidência da Câmara Municipal de Ponta Delgada referiu que a mesma serviu para sublinhar a aplicação e o esforço que a autarquia por si presidida tem feito em prol dos idosos, numa política pró-activa, que visa sempre dar ocupação aos mais velhos.

Berta Cabral falou dos centros de dia existentes em todas as freguesias do concelho e dos pequenos centros de noite que a Câmara de Ponta Delgada pretende criar já no próximo mandato, os quais permitirão acompanhar os idosos que vivem sozinhos com pessoal qualificado e pronto para acudir a qualquer situação.

A candidata à Presidência do Município de Ponta Delgada afirmou que a autarquia por si liderada vai continuar, como sempre o fez, a apoiar as instituições e prometeu avançar, já no próximo mandato, com os cuidados continuados e com acções de formação em geriatria. O objectivo, segundo anunciou, é ter sempre pessoal capaz para ajudar os idosos do concelho sempre que estes necessitem.

Sem comentários: