Berta Cabral quer levar sensibilização contra crimes de violência às escolas
A candidata do PSD à Câmara Municipal de Ponta Delgada quer avançar, em colaboração com o Gabinete de Apoio à Vítima, com a realização de acções de sensibilização das crianças contra crimes de violência.
A candidata do PSD à Câmara Municipal de Ponta Delgada quer avançar, em colaboração com o Gabinete de Apoio à Vítima, com a realização de acções de sensibilização das crianças contra crimes de violência.
Berta Cabral visitou, esta segunda-feira, o Gabinete de Apoio à Vítima de Ponta Delgada, o único em funcionamento na Região desde 2004, em resultado de um protocolo com entre a APAV – Associação de Apoio à vítima e Câmara Municipal de Ponta Delgada, que se mantém em vigor em termos logísticos, de colaboração e de apoios financeiros.
Ao disponibilizar a vontade de um executivo camarário liderado por si de continuar a apoiar aquele gabinete, Berta Cabral considerou que é “essencial que se trabalhe muito na formação das camadas mais jovens”, no que à problemática da violência diz respeito e defendeu, uma intervenção nos estabelecimentos de ensino do 1º Ciclo, onde a Câmara intervém através da Ludoteca. Berta Cabral defendeu, assim, uma colaboração estreita entre o Gabinete de Apoio à Vítima e a Divisão de Acção Social da autarquia “que tem a responsabilidade de, de forma temática, levar às escolas a discussão e a sensibilização dos vários aspectos da vida à comunidade”, num trabalho de sensibilização que deve arrancar no próximo ano.
Para Berta Cabral a sensibilização das crianças deve incidir sobre a condenação da violência doméstica, dos abusos, da violência entre as próprias crianças, entre pais e filhos ou na família. Isto, porque, segundo sustentou, “a condenação da opinião pública é, muitas vezes, mais importante para quem vive em comunidade do que, às vezes, a condenação judicial”.
Segundo referiu a candidata laranja “esta condenação deve ser feita com uma aposta, através mais novos, na criação de uma opinião colectiva de que há comportamentos que são condenáveis”.
Embora saiba que esta não é a única forma de combater a problemática, a candidata à Câmara Municipal de Ponta Delgada diz que as escolas são um meio eficaz, tendo em conta “o grande poder de influência que as crianças têm sobre os pais na condenação de comportamentos”.
Berta Cabral não tem dúvidas de que este tipo de sensibilização deve ser feito, tal como já aconteceu em outras áreas como o tabaco, a protecção do Ambiente, entre outras, considerando que a sensibilização contra a violência trará resultados positivos para o futuro.
Na reunião que manteve com as responsáveis pelo Gabinete de Apoio à Vítima de Ponta Delgada, Berta Cabral ficou a saber que o número de processos – por denúncia de crimes de violência doméstica, roubo, abusos, entre outros – tem vindo a aumentar desde a abertura do serviço em 2004. Depois de no seu primeiro ano ter dado seguimento a 70 processos, em 2008, o número passou para 190, devendo em 2009 ultrapassar as duas centenas. No ano em curso já estão registados 180 processos.
Sem comentários:
Enviar um comentário