quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Visita ao Centro Intergeracional de São Sebastião



Berta Cabral quer avançar com criação de centros de noite

Berta Cabral quer avançar com a abertura de centros de noite no concelho de Ponta Delgada, a começar pelas freguesias mais afastadas do centro urbano.

Como recandidata à Câmara Municipal de Ponta Delgada, Berta Cabral quer que a medida arranque já no próximo mandato, porque entende que “os centros de noite serão um complemento eficaz aos centros de dia já existentes em todas as freguesias e uma solução segura para os idosos, que têm autonomia, mas, que querem continuar a viver nas suas casas”.

Com esta medida, que será pioneira em Ponta Delgada, a candidata do PSD reforça a prioridade que as pessoas constituem na acção camarária, com a autarquia, neste caso, a manter uma atenção permanente às novas necessidades da população mais idosa, sempre com inovação. “Sabemos que o problema já começa a colocar-se em algumas freguesias e por isso já estamos a trabalhar nesse sentido”, assegurou.

Berta Cabral, que visitou esta sexta-feira o centro intergeracional de São Sebastião – onde convivem crianças, idosos e jovens no mesmo espaço – afirmou que, como recandidata à Câmara Municipal de Ponta Delgada, os centros intergeracionais são uma aposta da actual gestão camarária, “que continuaremos a fazer, tal como estamos, também, a proceder nos centros de dia. Brevemente abriremos centros de noite, sobretudo, nas freguesias mais afastadas de Ponta Delgada, onde esta necessidade começa a manifestar-se”.

Do trabalho já feito no terreno, a candidata laranja verifica que é “normalmente, nas freguesias mais afastadas, onde as pessoas de uma certa idade vivem sós, porque os filhos, por razões várias, vivem na cidade ou estão emigrados, que os idosos gostam de se manter em casa, enquanto têm autonomia para tanto”. Com os centros de noite “o que pretendemos é que durante a noite, aqueles idosos que têm algum receio de ficarem sozinhos em casa, por razões de saúde ou de segurança, tenham um centro habilitado onde possam pernoitar e voltarem para casa no dia seguinte”.

Berta Cabral acrescentou que, tal como aconteceu com os centros de dia, a criação de centros de noite será desencadeada à medida que as necessidades forem surgindo e forem sendo manifestadas à Câmara Municipal e às respectivas Juntas de Freguesia.

“O objectivo é reforçar os apoios à população mais idosa que tem necessidades de vária ordem, que não só a financeira: Há as necessidades de afectos, de companhia, de cuidados e de atenção que temos procurado responder através das Juntas de Freguesia, que por sua vez interagem com as forças vivas locais e a autarquia, criando condições para ir ao encontro das necessidades das pessoas”.

Em Ponta Delgada há centros de dia em todas as freguesias, sendo assinalável já o número de centros de iniciativa municipal que, ao nível dos espaços intergeracionais, já criou três designadamente em São Sebastião, São Vicente e Santa Clara.

O centro intergeracional de São Sebastião funciona diariamente das 14h00 às 17h00 e usufrui de salas de convívio, cozinha, sala de ginástica, sala de estudos e de acompanhamento escolar e sala de informática.

O centro intergeracional de São Sebastião é um novo conceito introduzido pela Câmara Municipal de Ponta Delgada no concelho com grande resultado e sucesso na medida em que é possível ter no mesmo espaço várias gerações a interagirem. “É um espaço que acaba por criar uma animação diferente e até uma motivação diferente quer para os mais novos, quer para os mais idosos”, afirmou a candidata.

O centro tem funcionado nas suas várias valências com a ajuda de voluntários da Agência Banco de Tempo, trazida para Ponta Delgada, também, pela Câmara Municipal.

Diariamente, frequentam o centro de São Sebastião mais de duas dezenas de pessoas.

Sem comentários: