terça-feira, 6 de outubro de 2009

Apresentação de Candidatos a Santa Clara



Berta Cabral apela cooperação das entidades responsáveis para que a câmara prossiga com o desenvolvimento de Santa Clara

Berta Cabral defende que a requalificação urbana de Santa Clara – da Rua Padre Fernando e da Rotunda da Junta Autónoma – passa pela intervenção do Governo.

“Santa Clara não pode continuar a ser um depósito de tetrápodes e de combustíveis”, acentuou. “O governo e a junta autónoma devem cooperar para que a câmara municipal possa avançar com a requalificação da mais nova freguesia do concelho de Ponta Delgada”.

A candidata do PSD à câmara municipal de Ponta Delgada lamentou ainda que o governo não tenha avançado com a proposta de construção do porto industrial e de pescas, em Santa Clara, tal como está previsto no Plano Director Municipal.

“Este é um projecto que deve prosseguir” – defendeu – “em conjunto com o governo e com a junta autónoma”.

Na apresentação do candidato do PSD, Nuno Libório, Berta Cabral anunciou, ainda, que a requalificação da 2ª Rua de Santa Clara tem de avançar em 2010. E assumiu que a câmara municipal só ainda não avançou com aquela obra, porque a proposta que venceu o anterior concurso de concepção e execução não era a melhor, embora a câmara tivesse que a aceitar, por ser a mais barata, por força maior da legislação da função pública.

“Mas, o projecto não era merecedor desta freguesia, por isso a câmara está já a preparar um novo projecto para que o concurso passe apenas pela execução da obra, que avançará em 2010”, garantiu.

Berta Cabral afirmou, por outro lado, que “o que se passa no antigo matadouro de Ponta Delgada, é uma vergonha”, lamentado a falta de abertura do governo para uma intervenção conjunta que confira àquele espaço a dignidade que merece e que tarda em chegar.

“Queremos que Santa Clara se orgulhe da sua terra, que os seus habitantes se orgulhem em viver aqui”. “Tem de ser uma nova junta de freguesia do PSD a puxar por esta localidade, em cooperação estreita com a câmara municipal”.

A candidata do PSD à câmara municipal de Ponta Delgada não tem dúvidas de que a lista de Nuno Libório será a força motora da mudança de Santa Clara, “porque a freguesia não pode esperar mais”.

Berta Cabral corroborou, assim, a declaração de Nuno Libório de que a lista do PSD não se candidata contra ninguém, mas a favor de Santa Clara.

“Sabemos que as pessoas que compõem a actual lista adversária ao PSD (a Coligação Santa Clara Vida Nova), também gostam desta freguesia. Mas, não basta gostar, é preciso ter um projecto e uma estrutura partidária coesa por trás das pessoas. Caso contrário, é difícil fazer obra”.

No Centro Cultural e Cívico, a candidata do PSD a Ponta Delgada desafiou as pessoas a perguntarem porque é que Luís Cabral não se recandidata a Presidente da Junta de Freguesia.

Mas, foi a própria Berta Cabral a responder: “Não foi por falta de vontade. Foi por falta de coesão interna, a falta de capacidade de funcionar em equipa. O próprio presidente não teve uma estrutura atrás de si que fizesse funcionar a junta de freguesia, a força que faz funcionar o Poder Local”.

Ao contrário, garantiu que a equipa de Nuno Libório é coesa, tem o suporte do PSD e um projecto estruturado para Santa Clara.

Sem comentários: