quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Apresentação dos Mandatários







Mandatários do PSD por Ponta Delgada apelam a participação nas autárquicas e manifestam confiança na reeleição de Berta Cabral

Henrique de Aguiar e Diogo Vaz do Rego Pacheco Branco são, respectivamente, o Mandatário de Campanha e o Mandatário para a Juventude da candidatura do PSD a Ponta Delgada às Eleições Autárquicas de 11 de Outubro.

Os mandatários foram apresentados esta terça-feira à imprensa por Berta Cabral, a assinalar a abertura da campanha eleitoral laranja à câmara municipal e assembleia municipal de Ponta Delgada, bem como às 24 assembleias de freguesia do concelho mais populoso dos Açores.

Aos presentes, a cabeça de lista do PSD a Ponta Delgada elogiou a qualidade dos mandatários, Henrique de Aguiar, de 71 anos de idade, e Diogo Branco, de 18 anos de idade, para as funções que vão desempenhar como porta-vozes do trabalho dos candidatos, que já estão na rua a contactar com o eleitorado. Neste âmbito, Berta Cabral não deixou de destacar que “só com uma equipa competente e um projecto consistente se conseguirá fazer por Ponta Delgada o que se tem feito e que pretendemos continuar a fazer nos próximos quatro anos”.

Henrique de Aguiar, o Mandatário desta campanha, manifestou, desde logo, os seus votos para que a campanha eleitoral, que agora começa, decorra com “elevação, que se consiga diminuir a já crónica e triste abstenção e que todos os candidatos do PSD Açores atinjam os seus objectivos”.

Sem dúvidas da reeleição de Berta Cabral à câmara municipal de Ponta Delgada, o Mandatário de Campanha destacou a coragem, a competência e o bom senso da candidata, a par do candidato à assembleia de municipal, Dionísio Leite “cujo sucesso nos dois mandatos e o justo prestígio que granjearam serão reconhecidos por todos”.

O Mandatário de Campanha quis colocar a sua capacidade ao serviço da lista que o PSD apresenta aos órgãos autárquicos de Ponta Delgada, sem deixar de assinalar a responsabilidade que a todos obriga de aproveitar a campanha para “um vasto e sério trabalho ao serviço dos eleitores do nosso concelho”, que – e disse estar certo – irá “merecer a confiança” no PSD.

O Mandatário para a Juventude, Diogo Branco falou do seu papel na campanha, como porta-voz dos jovens na definição de um projecto do PSD por Ponta Delgada, que considere as suas necessidades e problemas.

O jovem estudante de Medicina Veterinária afirmou que, neste caso, “Berta Cabral tem a capacidade de nos motivar, de nos fazer acreditar e fazer obra”, porque “é uma referência para os jovens e um valor acrescentado para Ponta Delgada”.

Na tecnologia, no desporto, na cultura, no convívio, Diogo Branco assegurou que Berta Cabral tem incentivado e promovido inúmeros projectos elaborados pelos jovens, dando, assim, “voz e oportunidades na procura e criação de uma verdadeira política para a juventude em Ponta Delgada”.

Como jovem no início da maioridade, Diogo Branco desafiou os jovens a votar, agora que aos 18 anos de idade ficam recenseados automaticamente, e, assim, ganhar “o direito cívico de participar na construção da sua comunidade, tendo o direito de saber quem realmente zela por eles”.

Diogo Vaz do Rego Pacheco Branco é natural de São José e frequenta, actualmente, o 1º ano de Medicina Veterinária, no Departamento de Ciências Agrárias, da Universidade dos Açores, Pólo da Terra Chã, na Terceira.

Diogo foi aluno do curso de Ciências e Tecnologias da Secundária Antero de Quental, onde construiu um mini-carro a hidrogénio, no âmbito do Dia Mundial da Energia a 29 de Maio fez, na disciplina de Área de Projecto.

Dedicado à ciência, inovação e criatividade, Berta Cabral acredita que Diogo Branco é “uma lufada de ar fresco da participação dos jovens na política, que bem pode imprimir à actividade cívica uma esperança no futuro”.

Por seu turno, Henrique de Aguiar, natural de São Sebastião, foi o primeiro médico cardiologista a vir para os Açores, em 1974.

Depressa abraçou a responsabilidade da criação do Serviço de Doenças Infecciosas do Hospital de Ponta Delgada, mas, a paixão pela Medicina não o demoveu de se dedicar também a outras paixões.

Foi um dos fundadores locais do então PPD - Partido Popular Democrático e membro destacado da Junta Regional até à posse do primeiro Governo dos Açores, em 1976.

É neste contexto que aceita o desafio de fazer parte da lista de candidatos à Assembleia Municipal de Ponta Delgada, nas primeiras eleições para o poder local, exercendo a presidência do primeiro órgão autárquico do concelho, desde 1976 até 1989.

Anos mais tarde, na Assembleia Regional Henrique de Aguiar Oliveira Rodrigues, eleito Deputado em legislaturas várias, desempenha também papel importante, que bem merece ser lembrado.

Berta Cabral elegeu Henrique de Aguiar como “um verdadeiro cidadão de Ponta Delgada”, cujo dinamismo e o seu espírito de inovação continuam bem patentes na acção que mantém à frente do Instituto Cultural de Ponta Delgada, bem como na publicação de vários livros.

Sem comentários: