sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Apresentação de Candidatos na Vila de Capelas


Berta Cabral apela ao voto jovem nas Capelas.


A candidata do PSD à câmara municipal de Ponta Delgada foi às Capelas fazer o apelo ao voto dos jovens, nas Eleições Autárquicas de 11 de Outubro.


“Por um voto se perde e um voto se ganha. Já aconteceu connosco aqui na vila das Capelas e isto não pode continuar a acontecer”, recordou a candidata.“


A mensagem que vim deixar aqui às Capelas, a dois dias das eleições, é a de que é preciso ir votar no próximo domingo. Não fiquem em casa. Não deixem que os outros tomem nas mãos, as decisões que cabem a cada um de nós”, apelou.


Um apelo que dirigiu, sobretudo, aos jovens “que sendo maiores de idade já estão recenceados e que, por isso, devem ir votar para contribuirem activamente, como cidadãos de direito, para o desenvolvimento da sua comunidade”.


O próprio candidato do PSD à junta da vila das Capelas, Reinaldo Arruda, foi o primeiro a pedir a confiança dos jovens ao declarar que conta com a juventude no dia 11 de Outubro, “vocês vão fazer a mudança, contamos convosco”, garantia.


No último comício de campanha para as eleições à câmara municipal, assembleia municipal e juntas de freguesia de Ponta Delgada, os jovens encheram o palco e a plateia, no jardim das Capelas. Uma presença que, para Berta Cabral representou um sinal da “dinâmica de mudança”, que se quer para esta vila.


Sobre a jovem equipa de Reinaldo Arruda, Berta Cabral elogiou “o espírito de união, de juventude e a vontade de mudar as Capelas”.


“São pessoas que conhecem palmo a palmo esta terra. Estão prontas para ajudar a desenvolver as Capelas”, declarou para corroborar o seu compromisso de “continuar desenvolver Ponta Delgada no seu todo, onde Capelas têm um lugar especial, porque é a única vila deste concelho”.


Tal como Reinaldo Arruda dedicou o seu discurso de candidato à junta da Vila das Capelas às pessoas “porque é para elas que queremos trabalhar”, Berta Cabral explicou que é o Poder Local que garante o desenvolvimento das localidades. “Porque está mais próximo das pessoas, conhece as suas necessidades, apoia as famílias, as crianças, os jovens e os idosos e faz obra útil para as pessoas”.


Berta Cabral perguntou mesmo a quem a quem veio assistir à apresentação de candidatura “qual foi a obra que o governo regional fez nas Capelas? A obra que está aqui feita, foi promovida pela câmara municipal de Ponta Delgada e pela junta de freguesia, por via da descentralização de competências”.


“Não descriminamos ninguém de outras forças partdárias, como faz o governo com as cãmaras do PSD”, lamentou.


“Queremos desenvolver todas as freguesias de Ponta Delgada, para que fiquem ao mesmo nível. Todos devem concorrer para o desenvolvimento estratégico deste concelho”, exortou.


Por seu turno, Reinaldo Arruda não teve dúvidas em afirmar que “é possivel fazer mais e melhor nas Capelas”, uma vila onde ainda existem casas em que não existem instalações sanitárias.


Reinaldo Arruda disse que é para rebater as assimetrias que se vai bater, se ganhar a junta a 11 de Outubro.


Neste campo de políticas sociais, o PSD das Capelas quer apoiar a reabilitação habitacional e exigir do governo que cumpra a promessa feita, há 12 anos, de construir habitação social. Quer, ainda, abrir um centro de dia para os idosos da vila, apoiar as famílias com mais ATL, mas, sobretudo, dar a mão aos jovens com a realização da Semana da Juventude, a criação de um cyber centre, a dinamização das actividades desportivas, bem como ver o campo do Capelense reordenado e coberto com relvado sintético. Esta última intenção que tem, aliás, o compromisso da câmara de Berta Cabral.


Promover um feira agrícola anual “como mostra do potencial do nosso sector primário” e na frente das acessibilidades, garantir mais estacionamento na vila, foram outros compromissos que Reinaldo Arruda quis deixar na apresentação da sua candidatura.


Nas Capelas, a gestão autárquica de Berta Cabral a câmara tem feito um enorme investimento na reabilitação urbana e nas acessibilidades com o propósito de reforçar a centralidade da vila.


São exemplos desta linha de acção a beneficiação do Troço da Estrada Municipal 510, o actual projecto de beneficiação de todo o percurso de ligação ao centro das Capelas, da Casa do Gaiato até à zona do Rossio, bem como a beneficiação de várias artérias no interior da freguesia, em que avançarão as repavimentações das Ruas do Navio e do Sertão e parque de estacionamento na zona do Teatro Novo.


São investimentos elevados com vista a melhorar a circulação dentro e fora das Capelas, beneficiando quem ali vive, bem como quem visita esta importante localidade no contexto das freguesias que se situam a Norte de Ponta Delgada.


Garantir a centralidade e a importância de Capelas passa, também, pelo investimento em equipamentos de lazer, como a Zona Balnear dos Poços. Tratou-se de um elevado investimento que reitera, também, a aposta no desenvolvimento sócio económico de uma localidade com potencialidades turísticas próprias.

Sem comentários: