segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Visita ao Ninho de Empresas do Azores Parque




Berta Cabral quer criar segundo Ninho de Empresas no Parque Empresarial de Ponta Delgada

A candidata do PSD à Câmara Municipal de Ponta Delgada manifestou a intenção de no próximo mandato à frente da maior autarquia dos Açores de criar um segundo Ninho de Empresas no Azores Parque.

Berta Cabral falava na visita, esta segunda-feira, às empresas instaladas no Ninho de Empresas, criado há pouco mais de um ano, no Parque Empresarial de Ponta Delgada, de que a Câmara Municipal é promotora.

Com oito gabinetes, o actual Ninho de Empresas está totalmente ocupado com empresas todas elas de áreas emergentes como as novas tecnologias, arquitectura, ambiente e multimédia. Berta Cabral está totalmente satisfeita com o sucesso desta iniciativa de apoio ao empreendedorismo e defende a importância do apoio ao empreendedorismo por parte das autarquias locais para fomentar o auto-emprego junto dos jovens e o surgimento de novas áreas de negócios: “Como candidata à Câmara Municipal de Ponta Delgada quero passar esta mensagem de que é fundamental apoiar o empreendedorismo, é fundamental apoiar os jovens e é fundamental criar condições para que, numa primeira fase, eles possam ganhar asas para poderem, depois estabelecer de forma consistente as suas próprias empresas”, afirmou Berta Cabral para sublinhar o propósito do Ninho de Empresas, onde se apoiam os empreendedores a concretizarem “os seus projectos em áreas onde é fácil criar o auto-emprego, onde os recém-licenciados e os jovens qualificados encontram motivação para criar as suas próprias empresas”.

Por isso promete criar um segundo Ninho de Empresas, numa perspectiva da criação de emprego, através do incentivo aos jovens qualificados a apostarem em áreas de inovação empresarial. “Queremos dizer que estamos disponíveis para duplicar esta tarefa no próximo mandato, a de criar um novo Ninho de Empresas que seja a extensão do actual para dar lugar a mais empresas. Há muita solicitação, há muitos jovens a quererem criar a sua própria empresa e a Câmara Municipal de Ponta Delgada só entende a criação de trabalho, na perspectiva de criação de empresas em áreas emergentes, com gente qualificada, com jovens licenciados”.

Para já, sobre o actual Ninho de Empresas, Berta Cabral quis salientar que outro dos objectivos da iniciativa está já atingido, existindo já projectos comuns entre as empresas ali instaladas, “o que corresponde à filosofia deste espaço de interagir e de colocar as firmas a trabalharem em rede entre si”.

Com a conclusão e ocupação do Retail Park, com mais de 90 armazéns, a abertura do Ninho de Empresas, inaugurou, em Junho de 2008, um novo rumo para o empreendedorismo jovem em áreas empresariais emergentes, constituindo um instrumento a quem se queira lançar nos negócios e constituir a sua empresa.

De resto, a candidata do PSD lembra que é este o objectivo de todo o Parque Empresarial de Ponta Delgada, o Azores Parque, que foi concebido para criar condições para a instalação das empresas, para a transferência das empresas que estavam localizadas no centro da cidade de Ponta Delgada e para criar novas empresas.

Neste sentido, Berta Cabral anunciou que o projecto mais próximo do Azores Parque é o avanço de um novo loteamento com 152 lotes, para a fixação de 152 empresas. Um novo empreendimento que está já em curso, que virá criar centenas de novos postos de trabalho”.

O parque empresarial de Ponta Delgada é gerido pela Azores Parque – Sociedade de Desenvolvimento de Parques Empresariais S.A., empresa criada em Maio de 2004, sendo seus accionistas a Câmara Municipal de Ponta Delgada, a Coliseu Micaelense Sociedade de Investimentos Imobiliários S.A., Universidade dos Açores, Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, Tagusparque e Grupo Ilha Verde.

Sem comentários: